Saúde

Lideranças se unem para cobrar abertura do Hospital Regional

Thays Ceretta

Não foram poucas as tentativas. Mas as lideranças da região não desistem de lutar pela abertura do Hospital Regional, que está há quase um ano com a estrutura pronta, só à espera dos pacientes. 

Brechó solidário será destinado a pessoas em tratamento de câncer

Buscando uma estratégia conjunta para obter respostas do governo do Estado, lideranças políticas e comunitárias da Região Central estiveram reunidas, na sexta-feira, no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), em um encontro promovido pela Universidade Federal (UFSM). O alvo da cobrança é a Secretaria Estadual de Saúde, responsável pelo imóvel, que ignora o clamor da comunidade). Do encontro de sexta, resultará uma ata com todas as manifestações feitas durante a reunião. 

Foto: Gabriel Haesbaert / Newco DSM

A intenção é que uma comitiva entregue o documento, pessoalmente, ao governador José Ivo Sartori (PMDB). Nele, ficarão novamente oficializados o interesse e a disposição da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e do Husm de assumirem a gestão do Regional.

No dia 11 de julho, o deputado Valdeci Oliveira (PT) protocolou um pedido de informações ao governo do Estado solicitando cópia do plano operativo do Hospital Regional. Já no dia 18 de julho, o Comitê Pró-Abertura do Hospital Regional pediu uma audiência com o governador.

Restaurante do novo shopping ainda recebe currículos para 55 vagas

NOVA MOBILIZAÇÃO

Cerca de 200 pessoas participaram do encontro de sexta, entre prefeitos e secretários de Saúde da região, vereadores, funcionários do Hospital Universitário e a população em geral. O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, fez a abertura do ato e, em seguida, os participantes foram convidados a utilizar a tribuna livre para apresentarem suas manifestações.

– Estamos pedindo socorro, apelando pela abertura do Hospital Regional. Não interessa quem vai fazer a gestão, mas, sim, a forma como vai ser o atendimento, e que o local abra o mais rápido possível. A ideia é que nos unamos para que a mensagem chegue ao governador José Ivo Sartori – afirmou o reitor da UFSM.

Foto: Gabriel Haesbaert / Newco DSM

GESTÃO

Um dos obstáculos que entravam a abertura do Hospital Regional é a indefinição sobre quem fará a gestão do complexo. A UFSM demonstrou interesse em assumir a administração, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, ainda em 2014. O documento foi protocolado junto ao Estado.

PLANO

Com atraso de dois meses, o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, enviou, no último dia 28, o Plano Operacional de Gestão à Secretaria Estadual de Saúde. Para elaborá-lo, o órgão recebeu R$ 5,9 milhões do Ministério da Saúde. Por e-mail, a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde afirmou que o documento será entregue oficialmente ao Ministério da Saúde, sem data definida ou qualquer prazo estipulado.

Votação melhora, mas cidade ainda tem pouco voto na Consulta Popular

MANIFESTAÇÃO

Durante o encontro, integrantes do Sindicato dos Técnicos de Nível Superior da UFSM fizeram uma manifestação silenciosa pedindo que o hospital tenha atendimento 100% SUS.

– O hospital é uma necessidade para a população de Santa Maria e região. O local está pronto, ninguém se beneficiou, e foi investido dinheiro público no local – reclama Cecília Brondani, enfermeira aposentada.

Foto: Gabriel Haesbaert / Newco DSM

CLAMOR POR SOLUÇÕES

"Não importa quem vai abrir o hospital. Pelo amor de Deus, abram este hospital: não importa a marca, a bandeira que vai estar fincada na frente. Certamente vai ser a bandeira de Santa Maria, do Rio Grande do Sul e do Brasil. Os prefeitos e secretários de Saúde sentem na pele, todos dias, as demandas da sua comunidade. É importante que essas lideranças levem ao governo do Estado um pedido de abertura do hospital público regional e seus 250 leitos."
Paulo Afonso Burmann, reitor da UFSM

"Duvido que tenha qualquer pessoa que seja contra a abertura do Hospital Regional agora. Nós precisamos dele para salvar a saúde não só de Santa Maria, não só da região, mas, principalmente, para desafogar o Hospital Universitário. Eu quero o hospital aberto, independentemente de quem vai administrá-lo. Mas quem for administrar, terá de nos ouvir, saber as demandas da cidade e região. Enquanto há essa indefinição, a Ebserh precisa manifestar formalmente a vontade de fazer a gestão."
Jorge Pozzobom (PSDB), prefeito 

"Não é possível uma obra ficar pronta há um ano, e a gente ainda estar pensando, discutindo como vai ser, isso poderia ter sido decidido no início da obra. Agora é a hora de nós focarmos neste assunto porque é importante para todos os municípios. É uma questão de saúde pública e, acima de tudo, humanitária. Ano que vem são comemorados 15 anos do sonho de construir o Hospital Regional, e não queremos ter uma festa triste." 
Leocarlos Girardello (PP), presidente da AM Centro e prefeito de São Sepé

"A população toda perde com o Hospital Regional fechado porque as filas, as necessidades, são enormes. São milhares de pessoas aguardando atendimento, principalmente nesta área, que será o objetivo de atendimento do Hospital Regional, e que de longa data vem sendo buscado. O nosso interesse é, pela Ebserh, fazer a gestão. O nosso pronto-socorro está sempre superlotado, o hospital como um todo está lotado. É uma necessidade e, sobretudo, um exercício de cidadania."
Elaine Resener, superintendente do Husm

"Pedimos oficialmente, pela Assembleia, cópia do Plano Operativo feito pelo Sírio-Libanês e que custou quase R$ 6 milhões. Ao mesmo tempo, em nome deste comitê que hoje está discutindo a questão do Hospital Regional aqui, estamos solicitando, ao governador, uma audiência pública. Que ele receba esta comitiva para explicar claramente para a sociedade rio-grandense e, principalmente, para a Região Central, qual a posição do governo sobre o Regional, Temos que desgeneralizar essa discussão."
Valdeci Oliveira (PT), deputado estadual


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Juvenart ocorre neste final de semana e já nos presenteia com belas imagens

Próximo

Idosa é assaltada no portão de casa

Geral